O que “A arte da guerra” ensinou-me sobre os jogos de azar

Há mais de 2500 anos, a obra “A Arte da Guerra” – The Art of War –, de Sun Tzu, foi a única a formar a base da abordagem da humanidade ao pensamento estratégico. O livro foi escrito no século VI a.C. e contam com 13 capítulos.

Conheça mais sobre essa história e a sua influência nos jogos de cassino aqui, no Arte Design!

O que “A arte da guerra” ensinou-me sobre os jogos de azar

Quem foi Sun Tzu?

Sun Tzu, ou o Mestre Sun, foi um general que servia para o rei Helü de Wu e comandou diversas vitórias militares durante o Período dos Reinos Combatentes da China Antiga.

A obra escrita no século VI a.C. aborda os conhecimentos e a percepção que foram adquiridos durante a experiência de Sun Tzu na elaboração de estratégias de guerra. Com um diferencial, o Mestre Sun conseguiu combinar perfeitamente a orientação tática adequada ao campo de batalha com os ensinamentos filosóficos – e outras reflexões – sobre uma vida bem vivida.

A Arte da Guerra também parece se aplicar muito bem em outras questões, como nos jogos de cassino, por exemplo. Ficou curioso em saber como? Então, se liga no próximo tópico.

A obra de Sun Tzu e a sua aplicação nos jogos de cassino

A Arte da Guerra mostra sobre a importância de analisar as situações que estão destinadas a colocar você em desvantagem. Além disso, o livro também aborda sobre você ser obrigado a enfrentar seus inimigos.

Você conseguiu sentir e acompanhar a ligação da A Arte da Guerra com os cassinos?

O sucesso do autor era definido pela vitória, mas a ameaça de perda sempre estava ao redor dele – assim como para os jogadores de gambling. A seguir, veja algumas das citações que mais se enquadram nos jogos de azar.

Melhores citações da obra A Arte da Guerra que podem ser relacionadas aos jogos de cassino

Veja algumas das citações que estão no livro e que podem, facilmente, ser relacionados aos cassinos e seus respectivos jogos.

Capítulo II: Travando Guerra

“Em meio ao caos, também há oportunidades.”

Os cassinos são definidos pelo caos, projetados para distrair os jogadores com facilidade. Para que você consiga operar dentro de um, você precisa se concentrar nas oportunidades disponíveis em meio a desordem.

Capítulo III: Ataque por estratagema

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não conhece o inimigo, para cada vitória conquistada também sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, você vai ser derrotado em todas as batalhas.”

Você pode trabalhar todas as suas habilidades ou mergulhar profundamente nos detalhes de qualquer um dos jogos, mas nada disso vai adiantar se você não aperfeiçoar as suas habilidades personalizadas.

O domínio de um jogo específico não é o suficiente para você vencer – as regras, entre outros fatores, mudam frequentemente. Sendo assim, você também precisa solidificar as suas habilidades básicas a fim de alcançar a abordagem equilibrada para conseguir combater os cassinos – e deixar o Mestre Sun orgulhoso.

Capítulo V: Energia

“Todo o segredo está em confundir o inimigo, para que ele não possa entender nossa real intenção.”

Aplicando-se, principalmente, ao pôquer – mas também se relaciona muito bem com outros jogos de carta –, essa citação nos faz refletir sobre empregar diferentes táticas projetadas para confundir o seu adversário.

Fazer com que uma pessoa desconhecida siga a sua liderança não é nada fácil, porém, quando depende do dinheiro, o jogo sempre assume um outro nível diferente. Por exemplo, o jogo clássico de “pedra, papel e tesoura”. Se o seu oponente sabe que você gosta de jogar pedra, ele vai contra-atacar com papel. Sabendo disso, você deve optar pela tesoura – ajustando-se sempre conforme o outro jogador, no intuito de confundi-lo.

Procure esconder a sua contagem de cartas e outras técnicas que podem entregar o seu jogo, afinal, o cassino está sempre observando. Além disso, errar intencionalmente uma mão ou perder uma aposta – de vez em quando – pode ser uma ótima maneira de deixar a equipe da casa sem saber as suas verdadeiras habilidades.

Outras citações que podem ajudar você a refletir sobre os jogos de cassino ou em outras questões da sua vida:

  • “Aquele que deseja lutar deve primeiro calcular o custo”: capítulo II: Travando Guerra
  • “Não há nenhum exemplo de uma nação se beneficiando de uma guerra prolongada”: capítulo II: Travando Guerra
  • “Vencerá quem sabe quando lutar e quando não lutar”: capítulo III: Ataque por estratagema
  • “Vencerá quem souber lidar com forças superiores e inferiores”: capítulo III: Ataque por estratagema
  • “Ganhar cem vitórias em cem batalhas não é o ápice da habilidade. Subjugar o inimigo sem lutar é o ápice da habilidade”: capítulo III: Ataque por estratagema
  • “Os guerreiros vitoriosos vencem primeiro e depois vão para a guerra, enquanto os guerreiros derrotados vão primeiro para a guerra e depois procuram vencer”: capítulo IV: Disposições Táticas
  • “Apareça fraco quando for forte e forte quando for fraco”: capítulo VI: Pontos Fracos e Fortes
  • “Na guerra, o caminho é evitar o que é forte e atacar o que é fraco”: capítulo VI: Pontos Fracos e Fortes
  • “Trate seus homens como você trataria seus próprios filhos amados. E eles o seguirão até o vale mais profundo”: capítulo X: Terreno
Last modified: 18 July 2022